Mano Gavazza (Manoel da Silva Carvalhal Filho) é brasileiro, soteropolitano, multinstrumentista e professor de música credenciado pela OMB, idealizador de projetos musicais, consultorias e programações culturais pela rede Marriott Costa do Sauipe e Chile. Desde muito cedo esteve mergulhado em atividades culturais na Bahia, empreendedor em arte-educação, precursor de atividades com artes integradas em escolas e em projetos sociais (Projeto Axé, Centro Cultural Araketu, entre outros). Tem paralelo a sua carreira musical, a educação inclusiva tendo cursado Filosofia - UCSAL e Pedagogia na Universidad de Salta- Argentina.
Pesquisador de diferentes culturas e instrumentos experimentais em diversos países, traz para o Brasil workshops e palestras baseadas em movimentos culturais, personagens históricos e experiências vivenciadas.
Palestra - 1º Congresso de Educação Musical de Feira de Santana |
Investigação musical e Luteria direcionada para Educação musical de jovens e crianças com necessidades especiais. |
Casa de Che Guevara - Alta Gracia/Argentina
Hoje vem implantando diversas atividades no campo da educação musical, desde apreciação e aulas de música no SESC entre outras entidades, à musicoterapia no CAP (Centro de Apoio Pedagógico) em Feira de Santana, além de projetos culturais e atividades com capacitação de professores e culminâncias escolares.
![]() |
Projetos Musicais e Capacitação de professores - SESC/BA |
Apreciação musical e musicoterapia com crianças e adolescentes |
Culminância do Ponto de Cultura com artes integradas |
Professor de Música - Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA)
2012 - Adulto e Infanto-juvenil
![]() |
Coordenador cultural da ONG Dailton Carvalho |
![]() |
História da evolução do Violão
com apresentação do amigo Turíbio Santos
|
Precursor de atividades musicoterápicas em Clinicas e hospitais, tem recebido menções em sua cidade e na Alemanha.
Atividade Musicoterápica - Regensburg/Alemanha |
No encontro em 2011 em Genebra, o papel da música foi acolhedor, além da imensa contribuição às atividades psicoterápicas posteriosres. Apresentada nos dois idiomas, brasileiros e sul americanos, pessoas sensiveis e interessadas nas possibidades de uma terapia mergulhada na psicanalise, puderam vivenciar uma experiencia singular, somando quanto a reelaboração do conhecimento adquirido, ampliando o sentido e a percepção na resolução de uma proposta de “leituras” crítica e criativa.
Genebra- Suíça Setembro 2011 |
Arranjador, compositor e instrumentista, teve a oportunidade de se apresentar com grandes nomes e para grandes nomes, contando como aluno o tenista Gustavo Kuerten, apresentações de baixo com Miúcha, Beto Guedes, flauta transversal com a familia Velloso, entre muitos outros.
Lindo amigo!
ResponderExcluirNa vida os caminhos um dia vão aparecer segundo a vista mais clara. E eles nos levarão a dias claros e calmos, assim como o seu trabalho. Sucesso!!!
Lídio.
Olá! Meu nome é Thalita Guerini, cheguei no seu blog através do tópico Música para surdos, pois sou formanda do curso de Artes Visuais e estou concluindo meu trabalho de TCC sobre educação Musical para surdos. Porém, gostaria de saber se este tópico é um estudo seu, um artigo, para colocar como referência em meu trabalho. Ficarei muito grata se me responder, meu e-mail é: thalitaguerini@hotmail.com
ResponderExcluirdesde já agradeço!
Amei seu blog, professor estou viajando sem sair de casa
ResponderExcluirMuto bom seu blog Mano muito lindo. Torço muito por vc. Desejo todo sucesso pois vc tem muito talentto e é uma pessoa linda .
ResponderExcluir