A introdução de artes integradas na idade escolar é absolutamente enriquecedora, sobretudo pelas suas funções psicoterápicas trabalhadas através das expressões cênica, musical e visual, com produções coletivas, sensibilizações e experimentações.
Através de uma proposta ampla, a arte-educação torna-se um veículo de total expressão humana. Inteirando quanto expressões corporais, coreografias simples, musicalizações em canto orfeônico, conhecimento de ritmos e estilos, bem como instrumentos musicais variados, ampliando o senso crítico, desenvolvendo desta forma melhor parâmetro não só às funções psiconeurológicas, mas também culturais e étnicas.

Na educação inclusiva o processo é entendido como uma ação social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais ou não, têm o direito à escolarização o mais próximo possível do que há de moderno. O alvo a ser alcançado é a integração da criança portadora de deficiência na comunidade, a atividade da vida diária e a facilitação desse educando à projeção social.
Música e Contação de histórias (DV) |
Aulas de Música e Artes para deficientes visuais:
• Oportuniza vivências musicais por meio da criação, execução e apreciação a partir do universo musical contemporâneo;
• Desenvolve o senso rítmico e melódico por meio de vivências musicais;
• Busca a partir de investigações musicais o artifício indicado pelo aluno, segundo suas necessidades, adaptando assim a metodologia sugerida;
• Apoio pedagógico quanto às funções psiconeurológicas como equilíbrio estático, lateralidade, dentre outras; auxiliando a área de AVD, PEVIS e DAP.
![]() |
Apresentações em eventos e integração com comunidade |
Arte Visual para cegos
Fazer compreender o sentido de cada movimento sob as cores, sobreposições, acabamentos e sensações dessas cores, bem como simetria através de minuciosos pontos em braile.
A arte é trabalhada segundo sua intensão sob texturas e planos visuais, valorizando-a com técnicas de aplicações em relevos,
dando ao aluno cego, sem interferências, o direito pleno de sua criação.
Projeto sobre sensações das cores para alunos cegos
Movimento, textura e vazamento
A aluna Jeane Geisa dos Santos e Santos, após perder a visão, começa a conduzir a vida nas pontas dos dedos, percebendo de fato na arte uma forma de enxergar dentro de sí, colorindo sonhos sem limites e criando a partir de suas impressões tudo o que sua imaginação concebe! No dia 02/10/12 ela faz sua primeira exposição intitulada LUMMINUS no MAC (museu de arte contemporanea- Feira de Santana-Ba)
A exposição foi coberta por quase toda a imprensa da cidade, sendo mencionada por jornais de outras localidades.
Pré-lançamento da exposição na DIREC
15 obras lindíssimas! Entendidas como plenas e sofisticadas por críticos e educadores que lá estiveram! Um maravilhoso coquetel embalado com boa música! Ficamos felizes por tudo ter acontecido de forma celebrante! A exposição fica até dia 20/10/12- MAC -Rua Geminiano Costa, 255- Centro - Feira de Santana, aberta ao público e tendo seus temas e textos em braile.
Educação Especial em classe mista
Um grande desafio é despertar o interesse de alunos especiais numa classe mista.
Até mesmo simples elaborações de paisagens ou animais da nossa fauna com corretas formas, cores e outros elementos, muitas vezes podem tornar as atividades complexas.
Uma maneira prazerosa de despertar alunos e professores para o caminho da Arte visual foi reelaborando atividades a partir de figuras geométricas simples, cortando caminhos e explorando do imaginário criações feitas com a utilização de elementos da nossa escrita ou formas primárias do desenho à mão livre.
A reengenharia da atividade com a Arte visual e o uso de musicalizações e contação de histórias durante a aula tem sido adotada até mesmo por professores em formações continuadas sob o tema de iniciação às artes e inclusão. E essa tem sido precursora em escolas e em centros voluntários de nossa cidade.
A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida... Muitas vezes encenada em rascunhos, rabiscada em ensaios...
Psicodrama e Musicoterapia
Atividades multidisciplinares auxiliam à reeducação do sistema fonador criando um resultado prazeroso e lúdico também na área de DM.
"Seus pés me abrem o caminho, Eu sigo e nunca me sinto só..." |
Uma duzia de pessoas com diferentes necessidades integradas com a musicoterapia... Construindo instrumentos, se socializando e tornando prazeroso cada encontro! "...Ainda tem tanta coisa, tem garrafa, tem sacola e até pneu" então preparem-se, invenções maravilhosas virão por ai!!!.Copinhos e alguns grãos
Juntando muito bem
Você faz logo sem demora
Alegria e diversão...
Aulas de Musica com instrumentos feitos de reciclados... Latas, copinhos, grãos de arroz e feijão e muita imaginação! Estética sonora, vibração, ritmo e parodia! Educação inclusiva e reabilitação feitas com reciclagem!
Educação musical para berçário. A
música tem um enorme papel cognitivo. Um poderoso recurso educativo, onde a
criança habituada responde melhor aos estímulos sob as atividades q se utilizem
da expressão corporal e consciência corporal como parte do conhecimento
adquirido.
Juntando muito bem
Você faz logo sem demora
Alegria e diversão...
Aulas de Musica com instrumentos feitos de reciclados... Latas, copinhos, grãos de arroz e feijão e muita imaginação! Estética sonora, vibração, ritmo e parodia! Educação inclusiva e reabilitação feitas com reciclagem!
Musicoterapia em clínica de autismo
Musicoterapia e Arte-educação
Todos esses desafios nos fazem crescer, nos tornando mais humanos e desejamos compartilhar isso com toda a sociedade! Então, família azul, estamos em festa pelas nossas dores superadas, pelas nossas conquistas, pelas nossas “Super Ações”!
Comemorando o Dia dos Pais com o grande Zé Araújo- Clínica Ideal
O som é capaz de atingir os campos físico, mental e emocional de um indivíduo, podendo proporcionar:
Musicoterapia e Arte-educação

Comemorando o Dia dos Pais com o grande Zé Araújo- Clínica Ideal
O som é capaz de atingir os campos físico, mental e emocional de um indivíduo, podendo proporcionar:
- Habilidades sócio-comunicativas;
- Expressão corporal e emocional;
- Energia e tônus muscular;
- Trabalha as funções cognitivas, sobretudo, a concentração em fase escolar
- Fortalece o sistema imunológico;
- Regula pulsação e pressão sanguínea;
- Aumenta a capacidade respiratória;
- Estimula a coordenação motora;
- Intensifica tratamentos médicos.
Aulas seqüenciadas com alunos do CAP mostraram resultados magníficos para o sistema fonador.
Experiências têm mostrado que na 23ª semana de gestação o feto se habitua aos sons e reage quando o som é repetido; na 28ª, o número de batimentos cardíacos se altera quando o feto ouve sons; e na 34ª, o feto pode ser condicionado a reagir a sons familiares.
Experiências têm mostrado que na 23ª semana de gestação o feto se habitua aos sons e reage quando o som é repetido; na 28ª, o número de batimentos cardíacos se altera quando o feto ouve sons; e na 34ª, o feto pode ser condicionado a reagir a sons familiares.
A reabilitação da criança especial buscado o quanto antes através da musica se torna uma verdadeira ferramenta favorável a educação.
"Eu nasci com a música dentro de mim. Ela me era tão necessária quanto a comida ou a água."
(Ray Charles)
É mais que recompensador quando recebemos homenagens assim:
É mais que recompensador quando recebemos homenagens assim:
Como coordenador cultural do Ponto de
Cultura- Cultura Mais Circo, Mano buscou a integração em torno de atividades
artístico-culturais, de forma a estabelecer parcerias para a pesquisa e o desenvolvimento
de alunos da rede publica. Oportunizando o processo de produção artística e
comunicacional caracterizados pelo uso dessa múltipla linguagem artística.
Entrelaçou musica e dança, composições, poemas, arte visuais num tema circense,
trazendo para a realidade desses jovens perspectivas favoráveis aos projetos
futuros, como o CRIA ( Centro Rotary de Inclusão e Artes)